The Concise Dictionary of Dress

April 28, 2012

Comemora dois anos a espetacular colaboração entre um psicanalista e uma curadora na Blythe House, loja secreta do Museu Victoria & Albert que abriga sua vasta coleção reserva de móveis, cerâmicas, vidros, jóias, tecidos, moda e finas artes.

Entre as peças de alta-costura expostas estão um vestido de veludo mostarda Chanel, um vestido de seda preto com apliques de Madeleine Vionnet e um vestido de festa de chiffon de seda branco de Madame Grès.

The Concise Dictionary of Dress é também um livro, com 128 páginas ilustradas, texto de Adam Phillips e Judith Clark, comissionado pelo fotógrafo Norbert Schoerner e publicado por Violette Editions em parceria com a Artangel.

Segue matéria do The Guardian, com tradução livre, descrevendo a experiência de visitar o prédio e a exposição chamada The Concise Dictionary of Dress:

“De fora, o prédio parece um manicômio vitoriano; de dentro uma prisão. O que levanta a questão: estamos sendo mantidos afastados, ou os objetos guardados aqui dentro estão trancados? Há espadas e sapatos por trás de grades de metal, e luvas protegidas como se fossem altamente perigosas e pudessem morder. Ser levado pelo prédio por um carcereiro – desculpa, um guia – dá a sensação de se explorar o sótão de alguém, um lugar louco e misteriosamente silencioso.

Usando materiais encontrados lá, a curadora de moda Judith Clark e o psicanalista Adam Phillips criaram uma série de instalações com várias peças nas quais supressão e revelação são parceiros constantes.

Uma figura espectral no topo do prédio olhando a cidade como uma sentinela é chamado de Armoured, mas não se sabe ao certo se ela a está protegendo ou ameaçando como uma daquelas figuras estranhas de anjo em Dr Who. Abaixo dela, quando da minha visita, um almoço de domingo acontecia no terraço de um prédio, os ocupantes fazendo um brinde alheios aos nossos olhares. Não é sempre claro quando a vida real termina e a arte começa, ou quando curadoria se sobrepõe à acumulação obsessiva.

Desde minha visita algumas semanas atrás, passei pelo fim da Blythe Road várias vezes, sempre meio que esperando ver luvas, sapatos e vestidos fazendo uma fuga insana para a liberdade”.

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It’s been two years since the outstanding collaboration between a psychoanalyst and a costume curator in Blythe House, the secret store for the Victoria & Albert Museum’s vast reserve collections of furniture, ceramics, glass, jewellery, textiles, fashion and fine arts.

Among the archival couture pieces at the exhibition featured a Chanel bias cut mustard velvet dress, a black silk dancing dress with jet bead embellishment by Madeleine Vionnet and a white silk chiffon goddess gown by Madame Grès.

The Concise Dictionary of Dress is also an illustrated 128-page book, published by Violette Editions in association with Artangel. The publication features text by Adam Phillips and Judith Clark, and specially commissioned photography by Norbert Schoerner.

An article from the The Guardian describes a visit to the building and the exhibition called The Concise Dictionary of Dress:

“From outside, the building looks like a Victorian lunatic asylum; inside it feels more like a prison. There are swords and shoes behind metal grilles, and gloves under lock and key as if they are highly dangerous. Taken around the building by a warder – sorry, I mean guide – feels like peering into somebody’s attic, albeit a rather mad and eerily silent one.

Using materials they found here, fashion curator Judith Clark and psychoanalyst Adam Phillips have created a series of installations featuring various forms of dress in which concealment and revelation are constant playfellows.

A spectral figure on the roof staring out across the city like an exposed sentry is entitled Armoured, but it is unclear whether she is protecting the city or threatening it like one of those strange angel figures in Dr Who. Down below her when I visited, Sunday lunch was taking place on a terrace, the occupants raising a toast entirely unaware of her gaze or ours. It is not always clear where real life ends and art begins, or where curation has merged into obsessive hoarding.

Since visiting a couple of weeks back, I have passed the end of Blythe Road several times, every time half-expecting to see gloves, shoes and dresses making a mad dash for freedom”.

Armoured

Conformist, toile of an evening gown with a fragment of a William Morris pattern on the back.

For more images from “the installations, the definitions”, click here.

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