Patti Smith’s souvenirs of a joyful solitude exhibit

October 25, 2011

Após uma grande exposição de obras visuais em 2008 em Paris, “Camera Solo” é a primeira mostra de Patti Smith nos Estados Unidos em quase uma década. Se a exposição européia contou com imagens feitas a partir dos anos 70, com máquinas Polaroid diversas, a americana traz mais de 70 fotografias tiradas por ela desde 2002 com uma Land 250, incluindo imagens em preto e branco de talheres de prata que pertenceram a Arthur Rimbaud e da mesa de trabalho de Roberto Bolaño, além de uma homenagem multimídia ao escritor francês pela influência em Smith desde sua infância.

O título da exposição, que em italiano significa “sozinho em um quarto” – indica a evolução no método de trabalho da artista: “Quando Patti era jovem, fotografia não era um trabalho solitário”, explica a curadora e diretora do museu Susan Talbott. “Agora se tornou bastante privado.”

Sobre fazer fotos com máquinas Polaroid, Smith conta: “Eu inicialmente utilizei as fotos Polaroid como componentes para colagens, no começo dos anos 70. A maioria delas foi perdida. Nos anos 80 fiz fotos com uma Minox 35EL alemã. Em 1995, após a morte do meu marido, não conseguia me concentrar no processo complexo de desenhar, gravar ou escrever um poema. A necessidade de instantaneidade me levou novamente à Polaroid. Escolhi uma Land 100 vintage. O método instantâneo me deu a sensação de liberdade e serviu às minhas necessidades criativas. Em 2002 mudei para uma Land 250 vintage.

Ainda sobre a câmera que tirou as fotos em exibição agora, ela disse: “Às vezes, se eu preciso de silêncio, retorno à minha Land 250. A experiência de tirar fotos em Polaroid me conecta ao momento. Elas são lembranças de uma solidão alegre.”

“Camera Solo” vai até 19 de fevereiro de 2012 no Wadsworth Atheneum Museum of Art em Hartford, Connecticut, Estados Unidos.

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After a major exhibition of visual work in 2008 in Paris, “Camera Solo” is Patti Smith’s first U.S. museum show in almost a decade. If the European exhibition consisted of images since the 1970’s taken with diverse Polaroids, the American one features more than 70 photographs she’s taken since 2002 with a Land 250, including black and white images of Arthur Rimbaud’s silverware and of Roberto Bolaño’s desk chair, and a multimedia homage to the French writer, who has been an influence on Smith since her youth.

The title of Smith’s show—which in Italian means, roughly, “alone in a room” — indicates an evolution in her working methods: “When Patti was young, photography wasn’t such a solitary endeavor for her,” explains curator and museum director Susan Talbott. “Now it’s become very private.”

On taking polaroids, Smith explained: “I first took Polaroids in the early 1970s as components for collages. Most of them are lost. In the 1980s I took photographs with a German Minox 35EL. In 1995, after the death of my husband, I was unable to center on the complex process of drawing, recording or writing a poem. The need for immediacy drew me again to the Polaroid. I chose a vintage Land 100. The instantaneous method gave me a sense of release and served my creative needs. In 2002 I switched to a vintage Land 250. It is a folding pack film camera with a single-window rangefinder made by Zeiss Ikon. Though it can be slightly idiosyncratic, I like the technical simplicity. Near/far. Dark/light”.

Still on the camera that took the photos on display now, she said: “Sometimes, if I crave silence I turn to my Land 250. The experience of taking Polaroids connects me with the moment. They are souvenirs of a joyful solitude.”

“Camera Solo” runs until February 19, 2012, at the Wadsworth Atheneum Museum of Art in Hartford, Connecticut.

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