Fashion imitates art

October 14, 2011

Estilistas entrelaçaram tantos elementos da arte moderna e contemporânea em suas coleções de primavera verão 2012 que a lista de inspirações mais parece o catálogo de uma exposição. Apesar de levar ainda vários meses até as pinturas impressas digitalmente e os apliques feitos à mão chegarem às lojas, em vestidos de seda e ternos, muitos dos trabalhos originais estão em exposição em museus e galerias dos Estados Unidos.

Pegue como exemplo Blinky Palermo, o pintor alemão cujas formas abstratas influenciaram os apliques de fita preta da coleção de Karl Lagerfeld para a Chanel. Uma retrospectiva das pinturas de Palermo estão na Dia:Beacon na Hudson Valley até 31 de outubro, ao lado de esculturas de aço em larga escala de John Chamberlain, cuja essência se tornou uma das estampas de destaque na coleção de Mary Katrantzou.

Na The Row, Ashley Olsen revelou que os vestidos e acessórios carregados de paetês de madre pérolas tilintantes usou das referências sonoras nos ternos de Nick Cave, que podem ser vistos na Jack Shainman Gallery em New York.

E fãs da Rodarte que viram Starry Night de Van Gogh florescer tri-dimesionalmente na coleção de primavera da casa podem encontrar uma nova ressonância com as pinceladas onduladas e paleta de cores hipnotizadoras das versões reais da coleção permanente no MoMA. Uma das influências artísticas mais convincentes das coleções da estação também examina o céu noturno.

As espetaculares paisagens noturnas de cidades do fotógrafo James Reeve apareceram nos vestidos pretos de seda de Dries Van Noten, e apesar do trabalho de Reeve não estar exposto atualmente, até quando os looks inspirados por ele estarem disponíveis nas lojas, certamente veremos mais trabalhos do artista.

Em tradução livre de matéria da Vogue.

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Designers wove so much modern and contemporary art into their spring collections that the list of inspirations reads like an exhibition catalogue. Though it will be several months before the digitally printed paintings and finely crafted accents make it into stores on silk dresses and suits, many of the original works are on display now in museums and galleries across the country.



Take Blinky Palermo, the German painter whose abstract shapes influenced the black ribbon embellishment in Karl Lagerfeld’s collection for Chanel. A retrospective of Palermo’s paintings is hanging at Dia:Beacon in the Hudson Valley through October 31, alongside, it turns out, sculptor John Chamberlain’s large-scale crushed-steel sculptures, the essence of which became one of the standout prints in Mary Katrantzou’s collection.

At The Row, Ashley Olsen revealed that the label’s dresses and accessories laden with softly clinking mother-of-pearl paillettes took a cue from the aural element of Nick Cave’s intricate sound suits, which are currently on view at the Jack Shainman Gallery in New York.

And fans of Rodarte who saw Van Gogh’s Starry Night flourish three-dimensionally at the house’s spring show may find a new resonance with the rippling brushstrokes and mesmerizing palette of the real-life version in the permanent collection at MoMA.

One of the season’s most compelling artistic influences also examines the night sky. Photographer James Reeve’s arresting images of city nightscapes were among those that graced the dark silk dresses at Dries Van Noten, and though Reeve’s work is not currently on display, by the time the looks he inspired are available in stores, it’s certain we’ll be seeing more from this artist.


CITY NIGHTSCAPE by James Reeve

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