Hussein Chalayan en Pari

July 10, 2011

Post novo meu para a Dress It!

O museu Les Arts Décoratifs em Paris está exibindo a primeira retrospectiva de Hussein Chalayan que, além de roupas, cria instalações, esculturas e filmes. Através de desenhos de arquivo e fotos de família, um livro conta a história de Chalayan desde menino em Chipre até seus dias na Central Saint Martins em Londres, onde se formou em 1993, e mais tarde já um designer estabelecido de volta à sua terra natal.

As peças selecionadas incluem o vestido controlado por controle remoto de Before Minus Now (Primavera/Verão 2000), looks de Between (Primavera/Verão 1998), que abrangem de freiras a muçulmanas, e One Hundred And Eleven (Primavera/Verão 2007), com vestidos mecânicos que viajaram por de décadas de história da moda.

Peças vistas em editoriais do The New Yorker (Richard Avedon), American Vogue (Mario Testino), V Magazine (Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin) e Dazed & Confused (Sofia Coppola), estão lá. Outras bordadas com cristais Swarovski – marca patrocinadora de Chalayan de longo tempo e também nessa exposição – como os corpetes bordados para o show Readings (Primavera/Verão 2008), e com vidro falso que se quebram na passarela. A mais famosa, no entanto, é a saia de mesa de Afterwords (Outonon/Inverno 2000), que explora os conceitos de “arquitetura portátil e usável”.

No começo do ano, o designer mudou o nome de sua marca de Hussein Chalayan para Chalayan simplesmente porque, segundo ele, facilita o reconhecimento em um mundo cada vez mais voltado às marcas e por gostar da aparência. As mudanças incluem o lançamento da linha Chalayan Grey, mais acesível e para um público jovem e Chalayan Red, disponível apenas no Japão.

Hussein Chalayan: Fashion Narratives está no Les Arts Decoratifs de Paris de 7 de julho a 21 de novembro.


‘Before Minus Now’(Primavera/Verão 2000), vestido feito de materiais usados na construção de aviões que muda de forma por controle remoto


Os vestidos adaptáveis de ‘One Hundred And Eleven’ (Primavera/Verão 2007)


‘Readings’ (Primavera/Verão 2008), vestido com cristais Swarovski e mais de 200 lasers que se movem apresentando um espetáculo de luzes


‘Afterwords’ (Outonon/Inverno 2000), móvel que se transforma em peça de roupa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s