2012 Fashion Trends

June 11, 2011

Publicado pela primeira vez em 1925, O Grande Gatsby (The Great Gatsby) traduziu a década da opulência que se seguiu à primeira guerra, mas foi em 1974 que o livro de F. Scott Fitzgerald ficou conhecido através do filme com Robert Redford e Mia Farrow, lançado durante a crise do petróleo de 1973 nos EUA e inflação recorde.

Quase quarenta anos depois, com os preços do petróleo aumentando novamente e o mundo enfrentando uma recessão, Baz Luhrmann faz um remake em 3D com Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan e Isla Fischer, com lançamento previsto para 2012, anunciando um revival da moda da era em que tudo girava em torno de sexo, álcool e jazz. Como o personagem Nick Carraway, as pessoas querem voltar a viver a vida em sua plenitude.

Nos anos 20 as mulheres se rebelaram e não apenas abandonaram o corset e a anágua, mas também adotaram roupas masculinas e começaram a trabalhar, a fumar em público e a votar, e a silhueta marcada deu espaço às peças mais soltas e curtas. Coco Chanel revolucionou a moda criando o simples mas sofisticado “little black dress”, incorporando ao guarda-roupa feminino as calças e mistuando a dose certa de ousadia e elegância no perfume Chanel No 5. Ao final da década, durante a Grande Depressão, a “nova mulher” que queria unir casamento e carreira adotou o conceito de androginia, as barras ficaram mais compridas e as cinturas voltaram ao seu lugar original. O anos 30, em contrapartida, marcavam a era do consumismo, do glamour hollywoodiano e da Art Deco.

Em 2012, a moda deverá continuar apaixonada pelo vintage, mistuando os anos 20 e 30 aos anos 70 com seus vestidos longos e chapéus – desde os de palha e feltro até aqueles que decoraram as cabeças da realeza britânica no casamento real. O bloco de cores, cortes retos e peles, assim como o look andrógino introduzido por Fitzgerald no personagem de Jordan Baker são tendência. Tecidos como o chiffon, crepe de seda e georgette em cores e estampas digitais devem marcar, se não a década, pelo menos as coleções do próximo ano. Como no livro, temos “a sensação de que a vida começava de novo com o verão”.


Do filme O Grande Gatsby, 1974

 


Coco Chanel ajustando o vestido de uma modelo nos anos 20


Marlene Dietrich nos anos 30


Bianca Jagger nos anos 70


Kate Moss na sua festa de 30 anos, em 2004

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s