England Rocks

June 8, 2011

Uma das top stylists da nossa lista aqui na VV é Katy England. Ela já foi diretora de moda da Dazed & Confused e AnOther Magazine, diretora criativa de Alexander McQueen e consultora para as coleções de Kate Moss para a Top Shop.

Em tudo que faz England busca enfatizar o poder da personalidade – o individual no lugar de tendências ou rostos famosos, buscando mostrar a beleza natural e o caráter do modelo como poucos na indústria da moda sabem fazer.

England usa roupas como um meio de expressar uma visão de beleza frequentemente radical, produziu desde homens e mulheres com deficiência física – com a direção de arte de Alexandre McQueen, o ensaio fotográfico buscou desafiar conceitos de beleza física ideal – até amigos para as vitrines da loja Liberty de Londres.

Estas duas histórias foram fotografadas por Nick Night, que descreveu o senso de estilo de England como “um pouco punk, um pouco rock. O que você ve não é necessariamente o que você leva”. McQueen, por sua vez, uma vez disse que “Katy é a mulher mais forte que conheci. Ela é completamente independente, foca no que ela acredita e nunca cede aos caprichos da moda”.

A mulher de Bobby Gillespie, da banda Primal Scream, lembra que se interessou por roupas desde muito cedo, com dez anos, pelo poder e a seguranca que elas proporcionam. Estudou moda em Manchester e fez inúmeros trabalhos antes de ser convidada pelo fotógrafo Rankin para produzir um ensaio para a Dazed & Confused e acabar ocupando o cargo de diretora.

A stylist também trabalhou com Alexander McQueen desde os primeiros shows do designer, lembrando que o primeiro que fizeram juntos foi “em um armazém sujo em King’s Cross. Não havia dinheiro”, e mais tarde o acompanhou para a Givenchy, fazendo shows para as duas marcas e “à noite indo para o escritório da Dazed”. Ela declarou que a pessoa com quem mais gostou de trabalhar foi Björk, “porque ela encara a proposta. Muitas pessoas têm medo de se mostrar de qualquer modo que não seja belo. Isso não me interessa”.

Selecionamos algumas imagens que traduzem as palavras de England e daqueles com quem ela trabalhou.


AnOther Magazine’s first cover, 2001; photographed by Nick Knight and styled by Katy England


Dazed & Confused, September 1988; photography by Nick Knight; art directed by Alexander McQueen & featuring people with physical disabilities. Styled by Kate England.


Dazed & Confused, September 2001; photographed by Schoerner; art directed by Alexander Mcqueen and styled by Katy England


2001 AnOther Magazine, photographed by Nick Knight and styled by Katy England and Sofia De Romarate


Photographed by Nick Knight; art directed by Alexander Mcqueen and styled by Katy England featuring Björk


Dazed & Confused, May 2010; double cover featuring Tilda Swinton, photographed by Glen Luchford and styled by Katy England


Visionaire Magazine, June 2011; guest-edited by Givenchy’s artistic director, Riccardo Tisci, with Kate Moss photographed by Nick Knight and styled by Katy England

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s